Almeidas Capa 2

 

Num projecto de investigação desenvolvido pela LMT Consultores em História e Património, o livro A Quinta das Almeidas. Um pedaço de história do Alentejo narra a história desta propriedade, situada nas imediações de Beja, desde o século XVII até aos nossos dias.

Depois de ter pertencido a diversas pessoas, a propriedade, na segunda metade do século XVIII, passou para a posse da família Pereira Palha, incorporando-se primeiro no respectivo morgado e depois, já no princípio do século XX, na Sociedade Agrícola Palha van Zeller.

Para além da consulta de diversos fundos documentais existentes em vários arquivos públicos, foi também efectuada a pesquisa no antigo arquivo da família Pereira Palha, tendo sido possível promover, no âmbito deste projecto, a sua transferência para o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, garantindo-se assim a preservação de um espólio muito importante, designadamente para o conhecimento histórico não apenas de uma das mais destacadas famílias alentejanas mas também desta mesma região do país.

O livro reproduz um conjunto de interessantes fotografias que ilustram alguns trabalhos agrícolas realizados na Quinta das Almeidas entre os anos trinta e cinquenta do século passado, contando também com diversas imagens actuais da autoria do fotógrafo Gonçalo Mourão. Estão igualmente reproduzidos vários documentos e retratos de família.

Esta iniciativa editorial, da autoria de João Bernardo Galvão Teles, sócio da LMT Consultores em História e Património, permite assim preservar para memória futura a história de uma propriedade que, no presente, constitui uma bem-sucedida exploração agrícola, onde predomina a criação de gado bovino e a produção de milho, e se estende um vastíssimo amendoal.

Sep 4 ca PT TT OC CNSE Beja liv81 m0003 ANTT