Notícias

Capa António Araújo 2

A LMT Consultores em História e Património foi objecto de referência no recente livro de António Araújo, intitulado Da direita à esquerda: Cultura e sociedade em Portugal dos anos 80 à actualidade (Saída de Emergência, 2016).

Na página 64, a propósito da célebre livraria Ferin, em Lisboa, pode ler-se: "obras com iconografia magnífica, como Os Fornecedores da Casa Real, de Lourenço Correia de Matos, também autor da história do Real Club Tauromáquico Português"; e, mais abaixo, afirma-se: "É igualmente sugestivo que um dos autores mencionados, Lourenço Correia de Matos, seja sócio, em conjunto com Guilherme Abreu Loureiro e João Bernardo Galvão Teles, de uma empresa de consultoria no domínio da História e do património, que realiza pesquisas históricas e investigações genealógicas para os seus clientes".

António Araújo é licenciado e mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (Ciências Jurídico-Políticas) e Doutor em História Contemporânea pela Universidade Católica Portuguesa. É autor de vários livros e artigos no domínio da Ciência Política, Direito Constitucional e História Contemporânea.

Capa António Araújo

 

Apresentação

A crónica social nos últimos reinados da monarquia através do jornal lisboeta «Diário Illustrado» foi o tema da comunicação que Lourenço Correia de Matos, sócio da LMT Consultores em História e Património apresentou na Academia Portuguesa da História no passado dia 9 de Novembro.

Esta intervenção teve como objectivo chamar a atenção para um tema inédito: o estudo da crónica social enquanto fonte para o conhecimento da sociedade e das formas de sociabilidade nas últimas quatro décadas da monarquia, período em se publicou o mencionado jornal (1872-1910). E resultou de um trabalho de investigação mais extenso que o autor tem vindo a desenvolver sobre a crónica social na imprensa, desde a criação da «Gazeta de Lisboa», em 1715, que foi aliás o ponto de partida da presente comunicação.

Lourenço Correia de Matos e João Bernardo Galvão Teles, sócios da LMT Consultores em História e Património, são académicos correspondentes da Academia Portuguesa da História, instituição restaurada em 1936 e herdeira da Academia Real da História Portuguesa, fundada pelo rei D. João V em 1720.

Fotografias APH 01